segunda-feira, 31 de agosto de 2009

O balanço de 2009

Quando saímos de casa o conta-quilómetros da carrinha marcava 291.446 kms, depois de meter 50€ de gasóleo para arrancar para cima mais 10€ em Espanha, para comparar o preço, mais 15€ em Ponte da Barca, 5€ em Chaves, 10€ em Vinhais, 10€ em Bragança, mais 20€ em Freixo de Espada á Cinta, 10€ em Vilar Formoso, mais 10€ em Idanha, 10 em Vila Velha de Ródão, 10€ em Portalegre, mais 10€ no Zambujeiro, 10€ em Vila Viçosa, 19€ em Reguemgos, mais 15€ em Serpa, 10€ em Vales Mortos, 10€ em Martim Longo, 6€ em Vila Real de Stº António, e por fim 20€ para começar a fazer a viagem para cima,em Sines meti mais 20€. Quando cheguei a casa o conta-quilómetros marcava 296.538 km. ora então isto dá um total de kms de
( 296.538 - 291.446 ) 5.012 km percorridos em 49 dias, com um total gasto em combustível (Diesel) de 280€.

Então ... Se com 280€ fiz 5.012 km
com X € fiz 100 km

280 x 100 / 5.012 = 5.58 X = 5.58€

Se fizer a média do Litro do gasóleo a 1 Euro, visto ter pago o gasoleo a 0.95 €até 1.07 €, o consumo médio foi de 5.58 € aos 100 km o que perfaz em consumo a mesma coisa: 5.58 Lts aos 100 km.

5.012 km em 49 dias faz uma média para a carrinha de 102 km dia o que em dinheiro representa 5.58 € para fazer 100 km
tenho de ter X para fazer 102 km

5.58 X 102 / 100 = 5.69 X = 5.69€

Gastando assim uma média de 5.69 Lts / dia

São contas fáceis de fazer, na realidade sempre que acabava um dia estas contas eram repetidamente feitas na minha cabeça, algumas vezes com a ajuda de papéis e o telemóvel como calculadora.

Penso que o nosso orçamento este ano foi o mais reduzido de todos os anos. Este ano partimos na esperança de receber algumas coisas que por aí tinhamos a receber, mas enganámo-nos: os pagamentos acabaram por chegar tarde e atrasados ou outros nem chegaram!!!
Sem a ajuda das nossas mães não tinha sido possível, com muita ginástica na carteira, e contendo ao máximo o gesto da compra, foi possível chegar ao fim.
Este ano não houve comer fora, pequenos almoços fora e as estadias em parques de campismo foram reduzidas ao máximo.
Não vou dizer que a falta de dinheiro não nos deixou divertir, estaria a mentir! mas sim condicionou-nos algumas decisões... nada que não se ultrapassasse, estamos cá para contar a história!
O nosso objectivo não era fazer compras, era descobrir um Portugal diferente do que estamos habituados a viver, andar de skate, e acima de tudo disfrutar mais uma vez desta possibilidade de viajar dentro de Portugal.
Mas muito desta viagem vai ficar gravado nas minhas memórias, historias de vida que nos fazem pensar, em tudo, estas são as experiências que temos durante este evento, e as que queremos guardar.
Depois de três anos a percorrer as estradas de Portugal, o balanço é altamente positivo, mesmo com todas as limitações financeiras que temos, achamos que todo o nosso tempo, dinheiro, paciência que gastamos com o Portugal de Skate, foi bem empregue!
Quando em 2007 era raro quem soubesse o que era um skate longboard, as estradas pareciam mais dificeis de percorrer, em 2008 quando apareceu o primeiro forum em Portugal, e os primeiros eventos apareceram o movimento começava a mexer em terras lusas, em 2009 para nosso espanto e para surpreender o longboard nacional durante o Portugal de Skate tivemos a presença de dois atletas Portugueses numa prova internacional de renome no longboard DH internacional, isto é esplêndido! e ainda estamos a crescer...
Parabens ao José António Leão (ZDog nome de fórum) e ao Eduardo Eko ( Eko nome de fórum ) pela presença em Eastbourn na inglaterra, pela dedicação e pela experiência que viveram e claro pela coragem que demosntraram ter ao participar
Nos por cá, faziamos kms em Portugal nessa altura.
O Portugal de Skate de 2009 também tinha como objectivo ver como eram as estradas do interior Português, que nos deixaram bastante surpreendidos.
Embora com alguns erros de cálculo, no que diz respeito à altura do ano em que foi feito o evento, atravessar o alentejo em Agosto não foi uma boa escolha, mas lá se fez com muita calma e paciência, e claro às vezes não tão rápido como se desejava.
O interior apresenta-nos uma potencialidade imensa para a prática de Longskate, que eu nem imaginava, pensando que em 2007 e 2008 tinha apanhado todos os sustos que tinha para apanhar na estrada, enganei-me, este ano pelas estradas onde andei estes quarenta e nove dias os sustos foram muito mais, não pelos carros ou camiões que passavam, mas pelo grau das descidas, muito maiores, com alcatrão bom, e até a paciência das pessoas que conduzem e deparam com um indivíduo a descer de skate.
O interior tem muita coisa para ser explorada, oferece-nos tão bom turismo como o litoral, apenas não tem praia, mas para quem anda de longskate... há muito por descobrir!
De um silencioso e tranquilo Gerês até uma cidade cosmopolita como Castelo Branco ou uma vila a viver uma feira medieval tudo se pode encontrar em Portugal.
Temos um país de luxo, com pessoas tão diferentes como gentis, com diferenças tão grandes de umas zonas para as outras, capaz de deixar as pessoas mais desatentas pensar que se mudou de país sem se perceber.
Para verificarmos com os nossos olhos todas essas diferenças decidimos então fazer esta viagem, com um orçamento reduzido , como já dissemos, com uma carrinha com 13 anos e quase 300.000 km, de dois lugares, vulgarmente chamado comercial, com algum equipamento extra, tal como um chuveiro eléctrico, mais um tanque de 30 lts de agua, uma segunda bateria, uma caixa de ferramenta completa, um fogão de dois bicos, tachos panelas e todo o equipamento de cozinha, algumas mercearias, agora assim que me lembre 5kg de arroz, 7kg de massa, alguns hambúrgeres de vegetais, cereais, leite em pó, mais alguns viveres que não tivessem de estar no frio... Caixa de primeiros socorros, um GPS que nos ajudou e muito, um conversor 12V / 220V de ligar ao isqueiro do carro, o qual durou três dias, e fomos comprando algumas coisas que nos fizeram falta pelo caminho assim que me lembre, uns chinelos para mim, foi uma aventura por sorte e já em ultimas instânncias a Joana com muitas buscas lá me arranjou uns todos pretos, porque teve quase para ser uns daqueles com a bandeira da selecção, não se encontrava mais nada numero 41em varias lojas orientais de comercio, uma ventoinhas de uma dessas lojas orientais, preço 7.50€, que funcionava com quatro pilhas ou ligada ao isqueiro do carro por USB, um luxo, nos dias de color em que dormimos na carrinha a ventoinha apenas movia o ar quente, a carrinha transformava-se num forno para duas pessoas, mas mesmo assim está considerada a compra do evento.
Alguns pormenores que nos faltaram durante a preparação do evento, mas isto é sempre a aperfeiçoar, para a próxima ja sei mais um sem números de truques que nos ajudam na organização deste tipo de viagens.
Marcamos uma partida, trabalhamos durante um ano para realizarmos esta viagem, e na data marcada partimos.
Fizemos os mais de 200 kms de Lisboa a Moledo do Minho, bem dispostos e cheios de curiosidade acerca do que é que esta viagem nos iria reservar, falávamos das terras que queríamos ir ver, imaginávamos como iriam ser e como iria ser aceite o longskate por essas estradas.
Vimos a concretização de um sonho a começar.
O Portugal de Skate ia para a estrada pelo terceiro ano consecutivo, comigo e com a Joana, a minha companhia nestas aventuras desde o primeiro evento.
Este ano para ela também teve um gosto especial este Portugal de Skate, passámos ambos em terras de familiares chegados, às quais nunca tínhamos ido, é como se um retornar as origens.
Foi este o ano da descoberta, nos anos antecessores a estrada em alguns pontos para mim era bastante conhecida, estradas no nosso litoral, usei-as bastante para viajar para apanhar ondas, as do interior até este ano não tinha uma razão para viajar nelas, até esta experiência, agora sei que o interior nos oferece muito boas condições para quem quer andar de longskate.
Com um orçamento de pouco mais de 1.300€ para duas pessoas e uma carrinha, podemos garantir-vos que as nossas aventuras foram muitas! Só para a carrinha foram 280€, quase um quarto do orçamento foi gasóleo, podem imaginar que não gastamos assim muito, o que torna esta maneira de viajar possível a todos.
Tivemos confirmações de presença no evento, de pessoas que nem uma palavra disseram durante todo o evento, e não apareceram, tivemos telefonemas de pessoas que nem esperava receber, mails, e até comentários aos filmes que não contava ter.
Mas todos eles nos mostravam sempre que havia alguém atento ao que fazíamos.
E isso para nós bastava, todos os comentários feitos durante a viagem, até os menos agradáveis, nos deram força para levar esta missão até ao fim, a todos aqueles que o fizeram um obrigado!

Um dia após a nossa chegada (31-08-2009) os nossos filmes no youtube perfaziam um total de 1.575 vistas, embora alguns deles censurados por causa da música, mais 686 vistas no nosso canal de TV on-line, com 2.428 vistas no blog do Expresso, com mais 1.970 entradas no blog do evento em 2009, e mais umas quantas entradas no site oficial, o Portugal de Skate chegou a muito mais gente do que em outros anos, agora é promover o nosso país como um com boas condições para a prática de desporto, promovendo assim o desporto emtre camadas mais jovens.
Chegámos a muito mais gente do que esperávamos, talvez este seja o ano de mudança para o Longboard Português, novos praticantes e novos spots nos esperam para o resto deste ano e para os seguintes, esperamos que o nosso evento tenha ajudado a empurrar para a frente este bonito desporto capaz de nos fazer viver sensações que de outra maneira seriam impossiveis de obter, olhar para o longskate como um desporto de imagens fortes e emoções fortes e rápidas mas também poder ver este desporto como uma maneira diferente de viver a vida, porque o longboard skate não é só um desporto, tal como outros desportos de acção o longskate é tambem uma forma de arte e uma maneira de estar na vida tentando equilibrar através de emoções fortes um estilo de vida saudável e de bem com a natureza que nos rodeia e de tudo o que nos pode oferecer em troca de nada, apenas algum respeito.
Ao viajar tanto tempo em cima de um skate, com a sensação de liberdade, é estranho voltar a casa, o contacto com a natureza durante tanto tempo faz-nos pensar.
Enquanto dava ao pé e fazia os mais de 1.000 km rodeado de paisagens lindas, tendo como companhia durante horas apenas o barulho das rodas do skate, e dos animais locais, a cabeça não parava de pensar.
Com novas ideias, e um novo objectivo alcançado, tudo parece possível.
Vamos deixar algumas dessas ideias amadurecerem para ver em quais vale a pena investir o meu ou o nosso tempo.
Vamos ver também como se continua a desenvolver a modalidade em Portugal, vamos tentar criar um maior mercado, para que eventos como este não sofram de falta de apoios, para que os atletas sejam visto como tal, e para que haja condições á prática destas modalidades ditas como praticadas por minorias.
É um trabalho duro! mas compensador...
A próxima aventura está marcada, dia 19 de Setembro, Madrid, la noche ee blanco espera-nos, depois disso uma mini trip por Portugal, como se de umas ferias se tratasse,para fazer um ultimo check up a alguns spots que ficaram por ver.
Aguardem por noticias nossas, elas vão chegar mais cedo que o esperado!
Até lá continuação de bons rides para todos e sempre à procura do spot perfeito para uma tarde bem passada a andar de skate entre amigos!

São os votos sinceros de Eduardo Abalada

www.PortugaldeSkate.com

2 comentários:

Joao Sales disse...

Parabens pela concretização da 3ª viagem. É de pessoas determinadas que o skate precisa. Força e até breve.
Abraço

Ideia Veloz disse...

Ora obrigado joão!

É de empresas determinadas a apostar no skate, que viagens destas precisão.
Tendo orçamento não me importo de fazer este tipo de acções para promover bens ou serviços de outras empresas...
É tudo uma questão de apoios!

Obrigado pelo comentário