quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Cariz Social ... primeiro objectivo

O Portugal de Skate é, acima de tudo, um projecto social. A nossa equipa, que pelo terceiro ano se propõe fazer mais de mil quilómetros em cima de um longskate, actua em três vertentes diferentes: o desporto, a ecologia, e a prevenção da toxicodepência, a favor de um estilo de vida saudável. 

A aventura começou em 2007. Entre Abril e Junho realizámos pela primeira vez o objectivo: dois meses com o pé na estrada a promover o longskate em Portugal, que à altura era um desporto quase desconhecido e praticado por uma pequena minoria. E foi espontaneamente que encontrámos um propósito maior para a nossa viagem. Descobrimos que era muito fácil entrar em bairros complicados, muitas vezes com tensões arreigadas entre diferentes grupos étnicos, e passar a nossa mensagem, usando como veículo um longskate. Aceitaram-nos, experimentaram os mais de vinte skates que levávamos na carrinha, e ouviram o que tínhamos a dizer. Sentimos naquele primeiro ano que podíamos mudar o mundo, ainda que à nossa maneira. Não tínhamos apoios (ou poucos tivemos para além da força dos amigos), e ainda assim alcançámos uma meta maior. A primeira volta foi feita pelo litoral, entre Caminha e Vila Real de Santo António, bem como a segunda, em 2008. Esta última já com apoios, uma carrinha nova com uma imagem mais apelativa, e um novo slogan proposto por um seguidor do nosso blog: ecologicamente rápido! Tínhamos agora verbalizada uma ideia que era tão nossa desde o início. O longskate sempre se nos apresentou como uma forma saudável e não poluente de fazer viagens, de descobrir o nosso país quilómetro a quilómetro. Em 2008 o número de praticantes de longskate em Portugal cresceu consideravelmente, e orgulhamo-nos de ter tido parte neste crescimento. Levámos o longskate a lugares onde nunca antes tal tinha sido visto. Fomos notícia numa das maiores rádios nacionais, e na revista internacional do género mais conceituada. Levámos o longskate mais longe, e pela primeira vez Portugal foi reportado na Concrete Wave.

O objectivo de prevenir a toxicodependência foi consolidado com o apoio do Instituto da Droga e da Toxicodependência, porque às vezes basta passarmos a informação, e não deixar às escuras jovens homens e mulheres a ser, que estão quase sempre numa situação de risco. E o longboard skate deu uma ajuda preciosa!

Em 2009 vamos dar o salto. Temos a viagem marcada, este ano entre Julho e Agosto, e pelo interior do país, onde a informação escasseia, e o longskate é ainda praticamente um estranho. As estradas são mais duras, as descidas mais rápidas, e esperamos encontrar outros lugares e outras gentes. Sabemos que  o interior do país é quase sempre esquecido pelos desportos de gravidade, e é aqui que queremos marcar o passo! Desde o primeiro ano que o sonhávamos, este ano vamos realizá-lo. Não temos apoios, nem nos preocupamos com o caminho. Contamos com o carinho dos que nos seguem desde o primeiro dia, numa tarde chuvosa de Abril. E esperamos trazer cada vez mais praticantes de longskate, que como nós não tenham como móbil o lucro, mas um interesse desinteressado em promover um estilo de vida saudável, através do desporto que é a nossa paixão.

Leste isto atentamente? És um candidato perfeito à aventura! Não precisas de ter endurance para os mil quilómetros de montanhas e sobres e desces portugueses. Basta-te força de vontade, e solas para uns quantos quilómetros. Durante os dias de semana vamos estar na estrada, ao fim de semana vamos entrar em contacto com a população para, mais que divulgar a modalidade, promover uma forma de estar na vida livre de dependências, em que a informação circula livremente como forma de oferecer de forma divertida e entusiasta as ferramentas de que os jovens precisam para optar livremente e em consciência.

Não tens um longskate? Nós temos um para te emprestar! 

Se esta viagem te interessou, contacta-nos ou consulta o nosso blog! 
Porque o skate é mais que um desporto, uma forma de estar na vida...

Eduardo Abalada - 96 855 00 49
Joana Ramalho - 96 870 37 49
portugaldeskate@gmail.com

www.portugaldeskate.blogspot.com
www.portugaldeskate.org

3 comentários:

Anónimo disse...

Convido-vos a virem conhecer uma nova modalidade em Portugal: Street Surfing, combina skate, surf e snowboard.
Dia 20 de Março no skate Parque da Expo apartir das 16.00

apareçam, não se vão arrepender

Portugal de Skate disse...

Podias deixar o teu contacto ....
assim era mais facil contactar-te .
Obrigado

Anónimo disse...

Eu acho que é uma excelente iniciativa. Pelo interior do pais vai ser um pouco complicado para mim acompanhar alguma etapa. Mas se tiver essa hipótese assim farei. Tentarei divulgar o evento da forma que puder.

Bicicletas & Caminhadas, é preciso mais?